
Quimioterapia

Quimioterapia
A quimioterapia é um dos tratamentos mais conhecidos no combate ao câncer. Ela consiste na introdução de substâncias químicas que atuam sobre as células cancerígenas. Estes medicamentos são conduzidos, através da corrente sanguínea a todas as partes do corpo, destruindo as células doentes que estão formando o tumor e evitando que elas se propaguem.
A quimioterapia pode ser indicada como tratamento único ou aliada a outros, como radioterapia e/ou cirurgia. Esta modalidade de terapia também é indicada para doenças relacionadas com a multiplicação e mutação de células, como lúpus e esclerose múltipla.
Existem vários tipos de quimioterapia, que variam de paciente para paciente, dependendo do tipo de tumor, idade e condições gerais de saúde. A medicação pode ser administrada de diferentes maneiras, tais como: via oral, intravenosa ou endovenosa, intramuscular, subcutânea, intratecal e tópica.
O tempo de aplicação depende do tipo de tratamento determinado pelo médico. Pode durar uma ou mais horas, dependendo do paciente e do grau da doença. O médico informa o paciente sobre o número de aplicações e ciclos que deverão ser realizados ao longo do procedimento.