No Brasil, estima-se, de acordo com a agência internacional para pesquisa, que mais de 500 mil novos casos de câncer foram registrados no Brasil, e estima-se ainda que mundialmente esse número passa de 19 milhos de casos de câncer em 2018.
O câncer é uma doença oncológica multicausal crônica, na qual caracteriza-se com o crescimento acelerado e sem controle das células com alterações no seu material genético.
Como também é definido como uma doença que afeta o gasto energético do organismo, que é aumentado por sua atividade de defesa.
Visto isso, muitos pacientes acometidos pelo câncer passam por situações de desnutrição após constatarem tal doença.
A desnutrição é comum em muitos pacientes com câncer por este motivo é fundamental um acompanhamento nutricional neste momento.
Os principais fatores que contribuem para a desnutrição em pacientes oncológicos são a redução da ingestão total de alimentos, as alterações metabólicas causadas pelos tumores e o aumento das necessidades energéticas devido ao crescimento tumoral.
Durante o tratamento de doenças oncológicas, muitos pacientes apresentam perda de peso, perda de apetite e outros sintomas que levam à dificuldade de alimentação.
O estado nutricional inadequado está associado a menor resposta a tratamentos específicos e diminuição da qualidade de vida, maior risco de complicações pós-operatórias, aumento da morbimortalidade e aumento do tempo de internação e dos custos hospitalares.
Objetivo do acompanhamento nutricional
O estado nutricional de uma pessoa com câncer, afeta diretamente o resultado do tratamento do mesmo.
Portanto, o acompanhamento nutricional visa prevenir a desnutrição, melhorar a qualidade de vida do paciente, reduzir o número de complicações causadas pelo tratamento e evitar sua interrupção.
Ter um acompanhamento nutricional, proporcionará uma dieta rica que fará com que ocorra a inibição da formação do câncer, retardar o crescimento do tumor e, mais do que isso, aumentar a eficácia do tratamento oncológico.
A ingestão adequada de proteínas, seja por meio de suplementos ou alimentos, aumenta as concentrações de aminoácidos, que estimulam a síntese proteica muscular.
Uma terapia nutricional poderá ser feita tanto por via oral, parental quanto enteral, no qual dependerá do estado em que o paciente estiver. O recomendado é que o acompanhamento nutricional seja realizado logo após a constatação do câncer.
Dessa forma, somente com um acompanhamento nutricional, ou seja, com uma nutricionista, será possível ter todos esses resultados e entender com clareza as suas necessidades.
Com o crescente número de pessoas com câncer, uma nova preocupação toma conta: Como anda a saúde nutricional dos pacientes oncológicos?
Como vimos, o acompanhamento nutricional em pacientes com câncer é extremamente importante e deverá ser imediato com um nutricionista logo após o diagnóstico de um tumor.
Isso porque, devido aos efeitos colaterais associados, não só a doença, mas o próprio tratamento do câncer, poderá também levar a um declínio do estado nutricional que consequentemente acarretará declino também em outros aspectos da saúde do paciente oncológico.
Desta forma é possível concluir o quão importante é um tratamento nutricional adequado e precoce com um nutricionista.
Se você é um paciente oncológico, recomendamos que realize uma consulta especializada conosco, pois na luta contra o câncer, precisamos dos melhores aliados.