Quarta dose da Vacina de Covid-19, pacientes com Câncer podem tomar?

Home / Conscientização / Quarta dose da Vacina de Covid-19, pacientes com Câncer podem tomar?
Quarta dose da Vacina de Covid-19, pacientes com Câncer podem tomar?

Quarta dose da Vacina de Covid-19, pacientes com Câncer podem tomar?

O vírus da covid-19 tem deixado muitas pessoas em alerta ao seu risco de contagio, principalmente depois do aumento crescente de casos.

Sabemos que todas as pessoas precisam se cuidar, e um método cientificamente comprovado, além dos cuidados de higienização, distanciamento e o uso da máscara, é a vacina desenvolvida especificamente para esse vírus. 

No que diz respeito a pessoas acometidas com alguma doença, o cuidado deverá ser redobrado, não só dos portadores da doença como também daquelas pessoas próximas, garantindo assim o bem estar e cuidado do mesmo.

No tocante a pacientes com câncer, separamos um conteúdo extremamente rico com as principais informações a respeito da quarta dose da vacina do covid-19 para esses pacientes. 

Separamos tópicos sobre poder ou não tomar a vacina, qual a vacina mais indicada, efeitos colaterais para pessoas com câncer, se há alguma recomendação especifica, se há risco maior de contaminação pelo paciente que já passou pelo tratamento oncológico ou para aquele que está passando.

Então continue a leitura e fique por dentro do assunto para que você possa tomar a melhor decisão de se vacinar.

 

Pacientes oncológicos e a quarta dose do covid-19: o que devo saber?

Tomar vacina é um dos métodos mais importantes para a prevenção da contaminação de um vírus, e com a covid-19 não seria diferente.

Dessa forma, é hora de conscientizar a população para a vacinação da quarta dose do covid-19, sobretudo aquelas pessoas que estão realizando um tratamento oncológico.

Então confira abaixo as principais informações relativas a quarta dose da vacina contra o covid-19 e sua relação com os pacientes oncológicos.

 

  • Posso tomar a quarta dose contra a covid19 sem ter tomado alguma dose anterior? 

Se você não tomou todas as três doses disponíveis, no ato da vacinação, a dose que será realizada será aquela na qual seria a próxima a ser tomada. 

O indicado, de acordo com o Programa Nacional de Imunizações, é que a quarta dose seja tomada pela população após 120 dias da terceira dose, ou seja, quatro meses após. 

 

  • Qual marca os pacientes oncológicos devem tomar na quarta dose?

As vacinas ofertadas são a CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer. E todas estão disponíveis para aplicação, entretanto será aplicado aos pacientes oncológicos uma vacina que ainda não tenha sido tomada pelos mesmos.
 

 

  • O que acontecerá se uma pessoa em tratamento oncológico não realizar a vacinação das doses disponíveis?

A importância da vacinação completa para o combate de um vírus, é importante para toda população, entretanto para pessoas que estão em tratamento oncológico, a vacinação completa, inclusive da quarta dose, é extremamente importante, tendo em vista neste quadro de pessoas os sintomas do covid-19 se apresentarão de forma mais agressiva. 

Mais do que isso, se uma pessoa em tratamento se contaminar com o covid-19, o tratamento oncológico será interrompido por mais de 20 dias. 

Dessa forma, é possível visualizar o quão importante é a vacinação. 

 

  • Quais as recomendações para pessoas com imunossupressão de grau alto em relação ao covid-19?  

O fator a se considera é o mesmo citado anteriormente, no tópico a cima. A vacinação é importante para a não contração do referido vírus e consequentemente de sintomas mais graves, devido ao estado de saúde encontrado.

As pessoas que se encontram em alto grau de imunossupressão são as que:

  • Estiverem realizando quimioterapia; 
  • Possuem Aidis/HIV;
  • Passaram por transplantes;
  • Estão realizando hemodiálise;
  • Possuem doenças inflamatórias intestinais;
  • Estão realizando o uso de medicamentos imunossupressoras;
  • Fazem o uso de corticoides;
  • Possuem imunodeficiência.

Conclui-se assim a grande importância de tomar todas as doses da vacina contra o covid-19 para a não contaminação da mesma.  

E mesmo com todas as orientações, converse sempre com o médico responsável pelo seu tratamento para sempre se manter informado.

Click here to change this text