Enfermeiros e sua importância no tratamento contra o câncer

Home / Emocional e Psicológico / Enfermeiros e sua importância no tratamento contra o câncer
Enfermeiros e sua importância no tratamento contra o câncer

Enfermeiros e sua importância no tratamento contra o câncer

A Enfermagem é uma das áreas mais importantes dentro da área da saúde, principalmente no que se refere aos tratamentos contra o câncer, e os responsáveis pelos procedimentos são os enfermeiros

No artigo de hoje, vamos falar sobre a importância dos enfermeiros no tratamento contra o câncer, assim como a sua atuação ao longo de todo o processo. 

 

Atuação da Enfermagem no tratamento contra o câncer 

A enfermagem está presente em diversos aspectos do tratamento e da luta contra o câncer, tanto com o paciente quanto com os familiares. 

A seguir, vamos falar sobre a atuação da enfermagem e a sua importância no tratamento do câncer. 

 

Pré-consulta de enfermagem 

Uma das áreas de atuação dos enfermeiros é na pré-consulta de enfermagem, onde o paciente é encaminhado para os profissionais, a fim de identificar o histórico do paciente e dar início ao seu tratamento. 

Todo esse processo de coleta de dados e conversa prévia é feita por um profissional da enfermagem, que identifica aspectos como: 

 

  • Sinais vitais e informações primárias do paciente; 
  • Dados como peso e altura; 
  • Histórico de doenças prévias, como hipertensão e diabetes; 
  • Histórico de internações; 
  • Situação atual sobre dores, lesões, quedas e outras informações. 

 

Todas essas informações coletadas são transferidas para a ficha médica do paciente, servindo de base para o início do tratamento e direcionamento do paciente. 

Após todo esse atendimento realizado pelos enfermeiros, o paciente é liberado e encaminhado para a consulta médica. 

 

Procedimento de implante de cateter venoso  central de inserção periférica – PICC

Outra atuação dos profissionais de enfermagem é na questão do implante de cateter venoso central de inserção periférica (PICC). 

O PICC visa uma melhoria na qualidade de vida dos pacientes em tratamento de câncer, que é utilizado para a administração dos medicamentos, principalmente os que estão em quimioterapia. 

A principal vantagem do PICC na luta contra o câncer é que com ele o paciente possui menos riscos de extravasamentos e múltiplas funções, o que diminui a dor e o desconforto no momento da administração dos medicamentos. 

Além disso, o PICC também possibilita menos risco e complicações aos pacientes, quando comparado a um cateter venoso central. 

 

Monitoramento de sintomas 

Outro trabalho que é de responsabilidade dos enfermeiros é o monitoramento de sintomas dos pacientes. 

Em alguns lugares, como é o caso do Instituto de Oncologia do Paraná (IOP), é possível monitorar todos os sintomas dos pacientes por meio de aplicativos, que podem ser acessados pelo celular. 

Assim, é possível acompanhar todos os sintomas, estado de saúde e realizar um atendimento humanizado e individualizado, tornando o tratamento muito mais efetivo. 

Em casos mais específicos, os enfermeiros estão em contato direto com os pacientes para dar orientações e tirar dúvidas, facilitando todo o tratamento de câncer. 

 

Gerenciamento da dor 

Outra prática em que os enfermeiros estão inseridos é no gerenciamento da dor dos pacientes. 

Sabendo que a dor pode ter diversas causas e origens, os enfermeiros trabalham para compreender quais as origens da dor, diminuindo assim as limitações e os sofrimentos que eles podem enfrentar. 

 

Orientações de quimioterapia 

Outra grande participação dos enfermeiros é nas orientações de quimioterapia, onde o profissional está sempre presente, auxiliando o paciente e seus familiares em suas dúvidas e no dia a dia. 

Sendo assim, os enfermeiros fornecem as informações necessárias sobre efeitos colaterais do tratamento, como lidar com eles e com o câncer em si, atuando diretamente no tratamento do paciente. 

 

É possível perceber que a enfermagem é uma das áreas mais importantes no tratamento e na luta contra o câncer, tanto para direcionar quanto para auxiliar os pacientes e familiares. 

Por isso, é muito importante compreender que os enfermeiros estão prontos para ajudar os pacientes a enfrentar a doença e ter uma melhor qualidade de vida.