A importância de manter a saúde mental no trabalho

Home / Dicas / A importância de manter a saúde mental no trabalho
A importância de manter a saúde mental no trabalho

A importância de manter a saúde mental no trabalho

Uma pauta cada vez mais presente nas empresas é a saúde mental, tema de extrema importância nos dias de hoje. Isso porque a depressão, a ansiedade e outros transtornos psicossociais figuram entre os principais motivos de afastamento laboral atualmente.

 

No OncoCorpore, entendemos que, para prestar o cuidado e o atendimento de excelência pelo qual prezamos, é essencial garantir a felicidade, o bem-estar e a qualidade de vida dos nossos profissionais dentro e fora do ambiente de trabalho.

 

É fato que a saúde mental exerce uma significativa influência nas atividades dos trabalhadores, uma vez que esses transtornos podem resultar em diminuição da produtividade e interferir negativamente nas relações internas.

 

Cientes da importância de contar com iniciativas próprias de prevenção a doenças psicológicas, incentivamos práticas em prol da saúde da equipe médica e dos demais colaboradores da clínica, além de preservar o clima organizacional em boas condições. 

 

Mas, afinal, o que é saúde mental e como as empresas devem se comportar sobre o assunto? Continue lendo este conteúdo para saber mais sobre esse assunto.

 

O que é saúde mental?

As demandas excessivas do cotidiano, sejam elas de cunho pessoal ou profissional, costumam ser a principal causa dos transtornos psicológicos sofridos pelos indivíduos nos tempos modernos, como estresse, ansiedade e depressão.

 

Apesar de serem muito mencionadas, essas são apenas três de uma série de distúrbios que afetam a mente humana, prejudicando a saúde mental. Sendo assim, buscar o equilíbrio entre corpo e mente em cada detalhe do dia a dia é essencial.

 

O conceito de saúde mental abraça a condição cognitiva e emocional do ser humano, bem como a capacidade de lidar com questões rotineiras. Refere-se a um estado de bem-estar e pressupõe harmonia entre aspectos físicos e mentais, como atitudes e pensamentos.

 

Por isso, é fundamental dedicar a devida atenção ao tema, buscando informações sobre as principais causas, as possíveis consequências e quais são as alternativas existentes para prevenir o surgimento desses transtornos, seja qual for o contexto. 

 

Causas e consequências no trabalho

A lista de causas associadas às doenças psicossociais é extensa, mas a vida profissional, sem dúvidas, tem sido uma das principais reclamações de quem manifesta alguma doença ou transtorno mental. 

 

Os motivos ligados ao emprego que geram dor ou sofrimento nos colaboradores também são vários: falta de perspectiva profissional, remuneração baixa, más condições de trabalho, alto volume de trabalho, exigências excessivas, ruídos na comunicação, entre outros.

 

Isso sem mencionar a situação de desemprego, que assola milhares de pessoas no Brasil e gera profundas angústias e inseguranças em relação ao sustento pessoal e da família. principalmente sobre moradia e alimentação.

 

Com o decorrer do tempo, a insatisfação com um ou mais aspectos profissionais pode prejudicar a saúde mental e, por conta disso, afetar a produtividade, o engajamento, o foco, as relações com a equipe e até mesmo a frequência ao local de trabalho.  

 

Como as empresas podem contribuir para a saúde mental?

Atualmente, é muito importante que as empresas mantenham um programa de prevenção para preservar a saúde mental dos colaboradores. Nesse sentido, embora um ambiente saudável e prazeroso seja muito importante, existem outras ações recomendadas.

 

É possível, por exemplo, garantir o acesso a serviços de saúde e alimentação por meio de benefícios ou iniciativas internas, promover ginástica laboral periodicamente, oferecer assistência psicológica, incentivar o diálogo aberto entre colaboradores e muito mais.

 

Na dúvida, vale buscar a orientação de um especialista na área, que esteja apto a indicar o melhor caminho para a organização. O cuidado com a saúde mental dos trabalhadores é necessário e pode render muitos benefícios para todos os envolvidos, tanto para as empresas quanto para colaboradores.