A importância do diagnóstico precoce e do tratamento oncológico rápido.

A importância do diagnóstico precoce e do tratamento oncológico rápido.

Diagnóstico precoce: o tratamento mais rápido e eficiente no combate ao câncer

É possível afirmar que até o início do último século, qualquer pessoa que fosse diagnosticada com câncer já se sentia como alguém sentenciado à morte.

Com o tempo e os avanços tecnológicos, foi possível acompanhar melhoras significativas nos tratamentos e diagnósticos, sendo visível a melhora comparativa à forma como enxergávamos o câncer, e como hoje o enfrentamos.

Ele continua sendo uma doença invasiva e muito delicada tanto para o paciente diagnosticado, quanto para familiares e pessoas próximas. 

Entretanto, hoje é possível encontrar pessoas que já manifestaram até mesmo a doença em fase metastática, e ainda assim, conseguiram sair da situação sem consequências graves.

Isso significa, que não precisamos nos prevenir? Que podemos contar com a tecnologia e as novas pesquisas como a solução do problema?

A resposta mais concreta para essas indagações, é: não. Não devemos contar com o avanço, por maior que ele seja, afinal de contas, progredimos muito mas ainda não temos todas as respostas

A melhor solução e que pode oferecer o melhor tratamento rápido para o câncer, ainda é a prevenção. Afinal de contas, somente 1 em cada 10 tumores apresentam relação de herança familiar.

Além disso, existem diversos outros fatores que podem influenciar na manifestação da doença, como fatores hormonais e ambientais.

Sendo assim, para que o tratamento seja eficaz e gere resultados muito mais rápidos, é imprescindível que seja realizado a partir de um diagnostico precoce.

Por que o diagnóstico precoce é a solução?

Muitos tipos de câncer são assintomáticos, apenas manifestando sinais quando já estão em fase avançada ou até mesmo em fase de metástase.

Nenhuma dessas fases pode ser considerada de primeira, como irreversível, entretanto, podemos dizer com propriedade que elas são mais difíceis de controlar, tornando o tratamento mais agressivo e reduzindo as chances de cura.

Quando uma pessoa faz uma bateria de exames anuais, aqueles considerados rotineiros, e ela encontra sem querer algum tipo de tumor maligno, é muito mais provável que ela tenha resultados rápidos e positivos se comparada a uma pessoa que já recebeu diagnóstico avançado.

Por isso, o acompanhamento de quadros e sintomas do corpo é fundamental, e por mais que necessite ocorrer por meio profissional, é preciso que inicie com o próprio paciente.

Dessa forma, é importante alertar sobre qualquer tipo de sintoma ou manifestação clínica diferente do habitual, até mesmo as mais simples. Elas podem identificar pequenas disfunções e até mesmo auxiliar na descoberta de grandes doenças.

O mais importante, porém, não é manter a concentração em esperar por sintomas negativos na sua saúde, e sim, se manter atento a qualquer tipo de situação que possa significar uma necessidade de ir a um médico, realizar um exame, e ter a tranquilidade de saber que está tudo bem ou de receber as orientações necessárias para solucionar o problema por meio de tratamento adequado.

Conclusão

Podemos concluir, dizendo que o tratamento rápido para o câncer consiste na identificação precoce dos sintomas, e acompanhamento em caso de confirmação da doença.

Todos os tratamentos se tornaram potencialmente mais eficazes sem o câncer estiver em estágio inicial, porém também é necessário ter consciência da diferença de tratamento possível para cada tipo e estágio da doença.

De uma maneira geral, podemos afirmar que o mais importante, é estar atento à saúde, e procurar ajuda caso necessário para o alcance do melhor resultado, com menos efeitos colaterais e por menos tempo com maior chance de melhora.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado!