Novembro azul: Conscientização e prevenção ao câncer de próstata

Home / Conscientização / Novembro azul: Conscientização e prevenção ao câncer de próstata
Novembro azul: Conscientização e prevenção ao câncer de próstata

Novembro azul: Conscientização e prevenção ao câncer de próstata

O mês de novembro normalmente é dedicado ao projeto novembro azul, que visa a conscientização da população a respeito das doenças manifestadas em homens, mais precisamente do câncer de próstata.

O câncer de próstata

O câncer de próstata é o tipo de câncer mais comum entre os homens, sendo a causa da morte de 28,6% da população masculina, que acaba desenvolvendo esse tipo de neoplasia maligna.

A próstata é uma glândula localizada no sistema reprodutor masculino, e costuma ter um peso de 20 gramas em média e tem aparência de uma castanha. Ela está abaixo da bexiga, e tem como principal função, em conjunto com as vesículas seminais, produzir o esperma.

De uma maneira geral, o câncer por se instalar em qualquer área da próstata, avançando para as vesículas seminais, e em casos mais avançados, para outras partes do corpo, como nos linfonodos próximos e ossos.

Assim, ele pode ocorrer em qualquer fase da vida, porém em sua maioria, os pacientes que apresentam câncer de próstata têm mais de 50 anos.

Sintomas

Um dos temas mais abordados no novembro azul está ligado à percepção dos sintomas da doenças, alertando os homens que apresentam alguma manifestação, de maneira que procurem ajuda médica para identificarem possíveis problemas e o melhor tratamento, caso necessário.

Podemos dizer, entretanto, que na fase inicial a doença não manifesta sintomas expressivos ou nenhum sintoma. 

No entanto, quando os sintomas se tornam presentes, significa que cerca de 95% dos tumores podem já estar em fase avançada, o que torna a cura muito menos provável.

Podemos citar alguns sintomas que são encontrados em pacientes em fase avançado, como:

  • Dores ósseas
  • Dores ao urinar
  • Vontade incessante de urinar
  • Presença de sangue ao urinar
  • Presença de sangue no sêmen

Fatores de risco

É importante salientar os fatores de risco para pacientes com câncer de próstata, pois eles podem se tornar os responsáveis pela piora considerável do quadro clínico, além de piora dos sintomas e redução das chances de cura.

Os fatores de risco são:

  • Raça, sendo homens negros os mais propensos a desenvolverem esse tipo de câncer
  • Obesidade
  • Tabagismo
  • Excesso de ingestão de bebidas alcoólicas

Tratamento e prevenção

Podemos dizer de uma maneira geral, que não é possível realizar uma prevenção única, direta e eficiente para o câncer de próstata. Porém, é possível também afirmar, que o tratamento precoce é a melhor solução para um resultado positivo.

Um exemplo de ação preventiva para reduzir as chances de encontrar a doença em fases já avançadas, é realizando exames periódicos com o urologista a partir dos 45 anos de idade, principalmente se houver alguém na família com histórico de câncer de próstata.

Em termos de números, podemos afirmar que cerca de 20% dos pacientes que têm diagnóstico de câncer de próstata, obtiveram esse resultado a partir do exame de toque retal, realizado uma vez por ano como prevenção.

Porém, também existem outras opções de exames para serem realizados, principalmente se já houver uma maior suspeita da doença.

O melhor tratamento será indicado a depender dos aspectos abordados pelo médico em conjunto com o paciente, levando em consideração  aspectos, como:

  • Estado atual de saúde
  • Estadiamento da doença
  • Expectativa de vida

O câncer de próstata é uma realidade muito comum no Brasil e no mundo, e através da conscientização realizada pela campanha promovida por meio do novembro azul, será possível aumentar as chances de cura através da prevenção e tratamentos corretos para pacientes diagnosticados.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado!