Entenda porque uma pessoa tem câncer: Causas e sintomas

Home / Saúde / Entenda porque uma pessoa tem câncer: Causas e sintomas
Entenda porque uma pessoa tem câncer: Causas e sintomas

Entenda porque uma pessoa tem câncer: Causas e sintomas

Existem muitas dúvidas quando o assunto é entender porque uma pessoa tem câncer, principalmente quando se trata de um diagnóstico pessoal ou de alguém próximo.

Junto com essas dúvidas, as incertezas passam a fazer parte do cotidiano até que seja possível retomar a esperança, que muitas vezes parece tão distante.

O conhecimento a respeito do assunto pode ajudar, e muito, nesse processo.

Continue com a leitura do artigo, e entenda melhor sobre o porque uma pessoa tem câncer, suas causas, sintomas e informações.

O que é câncer?

Um conjunto de mais de 100 doenças que apresenta em comum, o crescimento desordenado de células que passam a invadir órgãos e tecidos, tem o nome de Câncer.

Isso também ocorre entre as células saudáveis, que quando há necessidade, se multiplicam e quando essa necessidade termina, morrem. Porém, quando falamos sobre Câncer, precisamos entender que há um descontrole de células.

Essas células doentes, que normalmente são agressivas e apresentam descontrole,  se dividem de maneira muito rápida, atingindo outros locais, debilitando o portador.

Elas são um dos motivos do porque uma pessoa tem câncer, e são responsáveis pela manifestação da doença.

O tumor benigno, em contrapartida, significa o crescimento desordenado de células que se multiplicam vagarosamente e são muito semelhantes ao seu tecido de origem. Muito dificilmente oferecem risco de morte.

Causas do câncer

A doença é causada por algum tipo ou vários tipos de alterações no interior da célula. Nosso DNA contém um certo conjunto de instruções, para que as células se multipliquem da maneira correta e saudável.

Porém, quando há um erro de instrução, por assim dizer, a célula acaba se comportamento de maneira diferente, gerando grandes problemas para todo o sistema.

Essas células podem sofrer mutações a partir de crescimento acelerado, que fornecerá muitas novas células com a mesma mutação.

Há ainda a possibilidade de uma mutação que interrompe o entendimento das células que controlam o número de outras células, que permitirão esse crescimento sem interrupções.

Além disso, também é possível encontrar mutações genéticas a partir de erros no intuito de corrigir outros erros no DNA. Se uma célula não é capaz de identificar um erro, é possível que outros erros também estejam sendo ignorados e não reparados.

Essas são as mutações que são encontradas com maior facilidade, podendo ser congênitas ou genéticas. Ainda não há informações suficientes para saber quantas células doentes são necessárias para a formação do câncer, podendo variar entre os tipos da doença.

Sintomas

Cada câncer apresenta sintomas específicos e gerais, porém podemos citar alguns dos mais comuns entre quase todos os tipos de câncer, como:

  • Fadiga
  • Protuberâncias ou áreas de espessamentos na pele
  • Mudanças drásticas de peso em pouco tempo de maneira não intencional
  • Alterações na pele, como escurecimento, vermelhidão ou amarelecimento
  • Feridas que nunca cicatrizam ou alterações mais moles
  • Mudanças nos hábitos da bexiga ou intestinais
  • Tosse que persiste
  • Disfagia ou dificuldade para engolir
  • Rouquidão
  • Indigestão de maneira persistente ou desconforto pós alimentação
  • Dor nas articulações ou musculares de forma persistente e sem causa
  • Suor noturno e febre sem causa aparente

Diagnóstico e tratamento

Como você pôde notar, a maioria dos sintomas de câncer também podem ser encontrados em outras doenças. Além disso, muitos tipos de câncer não se manifestam em sua fase inicial.

Dessa maneira, é importante manter o acompanhamento de sintomas persistentes e fora de contexto, e procura de um médico para evitar maiores problemas, e caso necessário, tratamentos com maior eficácia.

Em caso de não apresentação de sintoma, é importante manter o hábito de realizar exames anuais para encontrar qualquer tipo de alteração que possa ter intervenção imediata, e resposta positiva ainda mais garantida.

Os exames que auxiliarão no diagnóstico serão realizados pela escolha do médico, podendo ser eles biópsias, raios-x, tomografias, cintilografias, ressonâncias magnéticas, exames de sangue, e etc.

E o tratamento, também irá depender da escolha médica, e fatores individuais do tipo de câncer e do paciente, podemos envolver quimioterapia, radioterapia, imunoterapia, tratamentos paliativos, tratamentos alternativos, cirurgias, e etc.

São diversos os fatores que levam uma pessoa a desenvolver a doença, sendo assim, não conseguimos dizer com precisão porque uma pessoa tem câncer a partir de um único motivo.

Porém, podemos afirmar, que todo e qualquer tipo de sintoma ou manifestação clínica precisa ser acompanhada como a melhor maneira de evitar maiores complicações.

Independente do avanço da tecnologia e da medicina, a prevenção sempre será o melhor tratamento.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado!