Nutrição e Câncer de Colón e Reto

Home / Alimentação / Nutrição e Câncer de Colón e Reto
Nutrição e Câncer de Colón e Reto

Nutrição e Câncer de Colón e Reto

Por Jenifer Bom Nutricionista

 

Para o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são esperados 36.360 novos casos de câncer colorretal no Brasil em 2019, dos quais 18.980 em mulheres e 17.380 em homens. 

O câncer de cólon está associado a hábitos alimentares inadequados, como uma dieta rica em carnes vermelhas e gorduras e pobre em fibras. Entre outros fatores de risco como sedentarismo, fumo, álcool, doenças inflamatórias intestinais. 

Alguns sinais de alarme para este tipo de câncer são: 

presença de sangue nas fezes, dores abdominais, afinamento das fezes, perda de apetite e peso. 

Portanto, é muito importante que tenhamos hábitos alimentares saudáveis, como o consumo de fibras em nossa alimentação. 

Vamos então, descobrir o que são as fibras e qual o papel dessas substâncias na nossa saúde intestinal. 

 

O que são fibras?

As fibras são encontradas principalmente em legumes, verduras e frutas e exercem funções importantíssimas, pois são responsáveis pela formação do bolo fecal e do estímulo ao peristaltismo (movimentos intestinais). Mas como isso acontece? 

As fibras quando ingeridas passam intactas pelas enzimas digestivas que temos no nosso trato gastrointestinal e quando chegam no nosso intestino grosso (colón), exercem várias ações que chamamos “fisiológica”, ou seja, que irão ajudar nosso organismo. De forma simplificada, as fibras são classificadas como fibras solúveis, viscosas como a pectina da maçã ou como fibras insolúveis como o farelo de trigo. 

Os efeitos positivos da fibra alimentar são atualmente relacionados a diversos grupos de doenças como as cardiovasculares, obesidade, hipertensão e ao câncer. Um estudo mostrou que uma elevada ingestão de fibras (3 porções a mais na dieta usual), em especial as contidas em cereais e grãos integrais, foi associada a uma redução de risco de câncer colorretal.  

A recomendação diária de fibras para um adulto saudável é de 25g a 30g. Isso equivale a 5 porções por dia entre frutas e vegetais, como tomate, cenouras, brócolis, vagem e também aos produtos integrais, arroz e farelos. Atenção, os produtos ultraprocessados (industrializados) como os cereais matinais, barras de cereais não entram nessa recomendação, portanto tenha no seu dia alimentar variedade e cor, desembale menos e descasque mais.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado!