A alimentação para pacientes com câncer no colo retal

Home / Alimentação / A alimentação para pacientes com câncer no colo retal
A alimentação para pacientes com câncer no colo retal

A alimentação para pacientes com câncer no colo retal

O câncer no colo retal é formado por tumores localizados no intestino grosso. Ele não tem restrição de sexo, ou seja, pode ser desenvolvido por homens e mulheres na casa dos 50 anos idade. 

O desenvolvimento deste problema acontece de forma bastante lenta, mas, se for diagnosticado logo no início, as chances de cura são muito altas. 

Sabendo que o câncer de colo retal pode se desenvolver, os exames periódicos são fundamentais para que esse problema seja revertido da melhor forma. 

Antes de entrar na alimentação para pacientes que possuem câncer de colo retal, vamos entender melhor o que é esse problema e como ele pode se desenvolver dentro do organismo.

 

Desenvolvimento do câncer de colo 

Todos os órgãos do corpo são formados por células que se reproduzem de forma ordenada. O problema acontece quando ocorre alguma diferenciação em todo processo. Com isso, o tecido é produzido em excesso, o que causa o tumor. 

Não existem um motivo correto que faz com que o câncer de colo retal se desenvolva no organismo, mas existem alguns fatores de risco que podem acabar influenciando no desenvolvimento da doença. São eles: 

Má alimentação – Dietas gordurosas muito calóricas, com falta de nutrientes e fibras e também baseadas apenas em carne vermelha ou carne processada. 

Prisão de ventre – Quando as fezes passam muito tempo em contato com as paredes do cólon por períodos prolongados aumentam as chances de desenvolvimento da doença. 

Pólipos – Tecidos crescem anormalmente, de uma forma rugosa. Apesar de não aprestarem riscos diretos para a saúde e serem benignos, devem ser retirados para evitar alguns problemas futuros, como tumores. 

Histórico da doença na família – 30% das pessoas que desenvolvem a doença possui antecedentes na família, apesar de a grande maioria não ter essa relação. Quando parentes de primeiro grau apresentam a doença, as chances são maiores. 

Doenças inflamatórias – Pessoas com ulceras e doença de Crohn estão mais suscetíveis a desenvolver o câncer de colo retal. O acompanhamento regular deve ser feito nestes casos. 

Problemas hereditários – Pessoas que herdam problemas e doenças devido a mutações genéticas. O acompanhamento médico regular também deve ser realizado se este for o caso. 

Alimentação câncer de colo retal

Dieta para pacientes de câncer de colo retal

Uma dieta específica é fundamental para todos os tipos de câncer, principalmente para os de colo retal, um órgão ligado especificamente com o sistema digestivo do corpo.

Muitas pesquisas são feitas para encontrar a dieta certa para pacientes com esse tipo de câncer, mas não existem nenhum fórmula especifica.  O que os médios indicam são alimentos saudáveis e de fácil digestão. 

Esse alimentos podem ser muito úteis durante o processo de tratamento do câncer como também para a prevenção do problema.

 

Fibras Vegetais 

O número de fibras vegetais é muito maior em frutas, verduras, legumes e vegetais frescos processados. São elas que aumentam o volume das fezes e também a velocidade com que o organismo as digere. 

Por isso, é importante aumentar o valor das fibras dentro do organismo, isso pode ser feito incluindo alguns elementos durante o dia como: 

– Uma fruta grande como laranja, maçã, pera ou banana. Caso prefira, pode ser um suco de umas dessas frutas. 

– Duas frutas pequenas

– Ervilhas, brócolis e vegetais nas refeições

Conclusão

É importante que o volume de carne vermelha e processada seja diminuído durante as refeições, pois são alimentos que possuem bastante gordura, e esse é um fator muito importante no desenvolvimento da doença.

Para que a gordura diminua, evite frituras ou alimentos tostados. Diminua, também, o uso de margarina e manteiga na preparação dos alimentos.

Com essas mudanças no cardápio e também nos hábitos, o tratamento do câncer será mais fácil e o processo menos doloroso.

Ficou com alguma dúvida, entre em contato com a gente, ficamos felizes em conversar com você! 

 

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado!