Câncer de colo de útero e a fertilidade

Home / Conscientização / Câncer de colo de útero e a fertilidade
Câncer de colo de útero e a fertilidade

Câncer de colo de útero e a fertilidade

Você sabia que é completamente possível manter a fertilidade em casos de diagnóstico precoce do câncer de colo de útero

Ao longo dos anos, as mulheres vêm buscando informações e estão cada vez mais conscientes sobre a sua saúde feminina e sexual. 

Com isso, a realização de exames periódicos vem se tornando parte da rotina feminina, principalmente no combate ao câncer de colo de útero. 

A seguir, vamos falar sobre o câncer de colo de útero, seus sintomas e como manter a fertilidade com o diagnóstico precoce. 

 

O que é o câncer de colo de útero?

O câncer de colo de útero é um dos tipos de câncer causados pela infecção por alguns tipos do Papilomavírus Humanos (HPV). 

Assim, este é o terceiro tipo de câncer que mais afeta as mulheres, perdendo apenas para o câncer de mama e o câncer colorretal. 

Contudo, quanto mais cedo for o diagnóstico do câncer de colo de útero, maiores são as chances de tratamento e de cura, incluindo a manutenção da fertilidade para as mulheres que desejam ter filhos. 

 

Fatores de risco 

Existem alguns fatores que aumentam o risco de câncer de colo de útero, como por exemplo: 

 

  • Início de uma vida sxualmente ativa muito cedo; 
  • Múltiplos parceiros e atividades sexuais sem preservativos; 
  • Tabagismo, principalmente em casos em que a mulher consome grande quantidade de cigarros; 
  • Uso prolongado de pílulas anticoncepcionais. 

 

Todos esses aspectos influenciam diretamente na saúde feminina e contribuem para o surgimento do câncer de colo de útero. 

Contudo, é possível identificá-lo em estágio inicial e dar início ao tratamento, já que o câncer de colo de útero possui 98% de probabilidade de cura neste estágio. 

 

Sinais e sintomas do câncer de colo de útero

É importante destacar que o câncer de colo de útero não apresenta sintomas em seu estágio inicial, mas é possível identificá-lo a partir de exames como Papanicolau (preventivo anual). 

Contudo, existem alguns sintomas que pode ser um alerta para a saúde feminina, como por exemplo: 

 

  • Sangramento vaginal que vai e volta; 
  • Sangramento vaginal após relações sexuais; 
  • Secreção vaginal anormal; 
  • Dor abdominal associada a dores urinárias e queixas intestinais. 

 

Em qualquer uma destas hipóteses, é fundamental buscar um profissional e fazer os exames para identificar a possibilidade de câncer de colo de útero. 

 

Câncer de colo de útero e fertilidade 

É importante dizer que quanto mais cedo forem identificadas as lesões no colo do útero, mais viável e tranquilo será o tratamento. 

Por isso, é fundamental que a mulher faça os seus exames de rotina de forma periódica, pois se for identificado o tumor em seu estágio inicial, é possível realizar o procedimento cirúrgico. 

Este procedimento pode ser pequeno, que é a conização, onde são avaliadas a gravidade das lesões no colo do útero, ou pode ser maior, que é chamado de traquelectomia. 

Na traquelectomia, é retirado o colo do útero e a parte superior da vagina, contudo a fertilidade é mantida, possibilitando uma nova gestação. 

Entretanto, é importante dizer que para que a fertilidade seja mantida, é necessário estar em dia com os seus exames e possuir características que possibilitem o tratamento de forma efetiva. 

 

Fique ligado!

o câncer de colo de útero é identificado a partir de exames de rotina. Por isso, se você possui faixa etária entre 24 a 64 anos, deve fazer o preventivo anualmente, e se possível, se vacinar contra o HPV.