Você sabia que o corpo fala e que o modo com que somos tratados influenciam diretamente em nossa saúde?
Em vários hospitais e instituições que realizam o tratamento contra o câncer, o atendimento humanizado é utilizado como parte integrante do tratamento, de forma paliativa.
Se você deseja saber mais sobre o atendimento humanizado e os seus impactos na saúde coletiva, leia este artigo até o final.
Atendimento humanizado em saúde
O atendimento humanizado em saúde foi proposto pelo Ministério da Saúde em 2003, visando qualificar o atendimento de saúde na saúde pública por meio de ações voltadas para a atenção e acolhimento dos pacientes.
Além disso, o atendimento humanizado visa o cuidado técnico voltado para o bem estar do paciente, mas também visa o acolhimento e o cuidado com a saúde mental dos familiares e do próprio paciente.
Sendo assim, os profissionais de saúde realizam:
- Atendimento individualizado do paciente e dos seus familiares, com base nas suas necessidades físicas e emocionais;
- Escuta atenta do paciente, sempre colocando-se no lugar do outro, compreendendo e ouvindo-o em suas dores e opiniões;
- Comunicação de forma clara, simplificando ao máximo o entendimento sobre o tratamento e todos os procedimentos realizados;
- Trabalho em equipe, que é composta por profissionais de várias áreas para tratar do paciente em todos os aspectos, sejam eles físicos, mentais e emocionais.
Perceba que todo o tratamento e atendimento humanizado é voltado para o bem estar geral do paciente e dos seus acompanhantes, e por isso, tornam o processo menos penoso do que seria sem o acolhimento.
Atendimento humanizado como tratamento paliativo
No caso de pacientes com câncer, o atendimento humanizado faz toda a diferença no tratamento, pois trabalha o acolhimento e a compreensão do paciente e da sua família.
Sendo assim, a principal proposta do atendimento humanizado é iniciar a recepção do paciente e da sua família, criando uma relação de confiança logo no início do processo.
Além disso, o principal foco do atendimento humanizado é proporcionar uma melhor qualidade de vida para o paciente, respeitando-o e trabalhando de forma respeitosa em seu tratamento.
Tudo isso é muito importante para o tratamento e para a cura do câncer pelo fato de estar associado diretamente às emoções e ao bem estar das pessoas, gerando uma experiência mais positiva dentro do quadro de tratamento.
Ações voltadas para o acolhimento e cuidado do paciente
Quando falamos do atendimento humanizado, é importante dizer que não estamos nos referindo apenas ao paciente, e sim aos seus acompanhantes e sua família, que também sofrem ao longo do processo.
Sendo assim, as ações de atendimento humanizado são diretamente voltadas para a escuta e para o acolhimento das pessoas, visando a interação e a compreensão entre as partes.
Dessa forma, é possível melhorar a experiência do paciente por meio do atendimento individualizado, onde a equipe analisa e verifica quais as melhores maneiras para dialogar e lidar com o paciente.
Além disso, o atendimento humanizado visa a aproximação da família com a equipe, verificando o que pode ser feito para auxiliar em todo o tratamento e melhorar a experiência dentro do hospital.
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Sabemos que o diagnóstico e o tratamento de câncer podem ser bastante agressivos ao paciente, e por isso, contar com um atendimento humanizado é essencial para ajudar na cura.
Sendo assim, cuidar da saúde física e mental do paciente e da sua família impacta diretamente em todo o tratamento, tornando o processo mais acolhedor.
Por isso, é fundamental ouvir e perceber as emoções e dores das pessoas em tratamento, para assim oferecer a melhor qualidade de vida dentro do contexto de tratamento.