Atendimento humanizado ajuda na melhora do processo de cura?

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Atendimento humanizado ajuda na melhora do processo de cura?

Atendimento humanizado ajuda na melhora do processo de cura?

Você sabia que o corpo fala e que o modo com que somos tratados influenciam diretamente em nossa saúde? 

Em vários hospitais e instituições que realizam o tratamento contra o câncer, o atendimento humanizado é utilizado como parte integrante do tratamento, de forma paliativa. 

Se você deseja saber mais sobre o atendimento humanizado e os seus impactos na saúde coletiva, leia este artigo até o final. 

 

Atendimento humanizado em saúde 

O atendimento humanizado em saúde foi proposto pelo Ministério da Saúde em 2003, visando qualificar o atendimento de saúde na saúde pública por meio de ações voltadas para a atenção e acolhimento dos pacientes. 

Além disso, o atendimento humanizado visa o cuidado técnico voltado para o bem estar do paciente, mas também visa o acolhimento e o cuidado com a saúde mental dos familiares e do próprio paciente. 

Sendo assim, os profissionais de saúde realizam:

 

  • Atendimento individualizado do paciente e dos seus familiares, com base nas suas necessidades físicas e emocionais; 
  • Escuta atenta do paciente, sempre colocando-se no lugar do outro, compreendendo e ouvindo-o em suas dores e opiniões; 
  • Comunicação de forma clara, simplificando ao máximo o entendimento sobre o tratamento e todos os procedimentos realizados; 
  • Trabalho em equipe, que é composta por profissionais de várias áreas para tratar do paciente em todos os aspectos, sejam eles físicos, mentais e emocionais. 

 

Perceba que todo o tratamento e atendimento humanizado é voltado para o bem estar geral do paciente e dos seus acompanhantes, e por isso, tornam o processo menos penoso do que seria sem o acolhimento.  

 

Atendimento humanizado como tratamento paliativo 

No caso de pacientes com câncer, o atendimento humanizado faz toda a diferença no tratamento, pois trabalha o acolhimento e a compreensão do paciente e da sua família. 

Sendo assim, a principal proposta do atendimento humanizado é iniciar a recepção do paciente e da sua família, criando uma relação de confiança logo no início do processo. 

Além disso, o principal foco do atendimento humanizado é proporcionar uma melhor qualidade de vida para o paciente, respeitando-o e trabalhando de forma respeitosa em seu tratamento. 

Tudo isso é muito importante para o tratamento e para a cura do câncer pelo fato de estar associado diretamente às emoções e ao bem estar das pessoas, gerando uma experiência mais positiva dentro do quadro de tratamento. 

 

Ações voltadas para o acolhimento e cuidado do paciente 

Quando falamos do atendimento humanizado, é importante dizer que não estamos nos referindo apenas ao paciente, e sim aos seus acompanhantes e sua família, que também sofrem ao longo do processo. 

Sendo assim, as ações de atendimento humanizado são diretamente voltadas para a escuta e para o acolhimento das pessoas, visando a interação e a compreensão entre as partes. 

Dessa forma, é possível melhorar a experiência do paciente por meio do atendimento individualizado, onde a equipe analisa e verifica quais as melhores maneiras para dialogar e lidar com o paciente.

Além disso, o atendimento humanizado visa a aproximação da família com a equipe, verificando o que pode ser feito para auxiliar em todo o tratamento e melhorar a experiência dentro do hospital. 

 

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Sabemos que o diagnóstico e o tratamento de câncer podem ser bastante agressivos ao paciente, e por isso, contar com um atendimento humanizado é essencial para ajudar na cura. 

Sendo assim, cuidar da saúde física e mental do paciente e da sua família impacta diretamente em todo o tratamento, tornando o processo mais acolhedor. 

Por isso, é fundamental ouvir e perceber as emoções e dores das pessoas em tratamento, para assim oferecer a melhor qualidade de vida dentro do contexto de tratamento.