Predisposição hereditária ao câncer colorretal

Home / Conscientização / Predisposição hereditária ao câncer colorretal
Predisposição hereditária ao câncer colorretal

Predisposição hereditária ao câncer colorretal

Em um estudo publicado na revista Clinical Gastroenterology and Hepatology, em parceria com pesquisadores da Mayo Clinic, demonstramos que 1 em cada 6 pacientes com câncer colorretal apresentam mutações genéticas de predisposição ao câncer. Mais importante, ao redor de 60% dos casos não seriam identificados baseando-se em testes sugeridos pelas diretrizes atuais de screening.

 

Identificamos mais precisamente que 15.5% de 361 pacientes com câncer colorretal carregam alguma mutação hereditária. Esse número é bem maior do que se imaginava anteriormente. Essa análise foi realizada a partir de uma coorte de mais de 3 mil pacientes do estudo INTERCEPT (Interrogating Cancer Etiology Using Proactive Genetic Testing) onde pacientes de todos os centros da Mayo Clinic foram submetidos a exames de sequenciamento genômico prospectivamente envolvendo mais de 80 genes relacionados ao cancer hereditário.

 

A presença de variantes patogênicas germinativas foi significativamente associada a idade mais jovem de diagnóstico (OR 1,99, IC 95%: 1,12-3,56). Interessante relatar que nenhuma diferença em sobrevida foi identificada em pacientes portadores de variantes comparado ao grupo que não foram detectadas variantes. Destacam-se ainda, que 1 em cada 10 pacientes tiveram mudanças em manejo de acordo com os resultados, e a aceitação da testagem em cascata de familiar foi baixa (16%), confirmando a limitação da estratégia nessa população.

 

Consulte um especialista oncologista no assunto para indicação de quando e qual o melhor teste genômico indicado em cada caso.

 

Referência: Uson Junior et al. Germline cancer susceptibility gene testing in unselected patients with colorectal adenocarcinoma: A multi-center prospective study – Published:April 12, 2021DOI:https://doi.org/10.1016/j.cgh.2021.04.013

https://www.cghjournal.org/article/S1542-3565(21)00447-X/pdf

 

Click here to change this text