Câncer de testículo, tipos, sintomas e tratamentos

Home / Saúde / Câncer de testículo, tipos, sintomas e tratamentos
Câncer de testículo, tipos, sintomas e tratamentos

Câncer de testículo, tipos, sintomas e tratamentos

Algumas sintomas que ocorrem nesta região do corpo podem ser confundidos com câncer de testículos, por isso, é necessário que um médico seja procurado o mais rápido possível para que o diagnóstico completo seja realizado. 

Lesões testiculares e inflamações fazem com que a pessoa sinta alguns dos mesmos sintomas de um câncer. A orquite (inflamação) e epidímio inflamado (epididimite) causam inchaço e dores. Essas dores podem ser causadas por vírus e bactérias. 

Algo que também é comum é a não detecção do câncer de testículos por falta de sintomas, ou seja, o homem não sente nada. O câncer pode ser detectado durante algum outro procedimento clínico como exames de imagem (raio x, ultrassom, ressonância.) 

Por isso, se apresentar algum desse sintomas procure um médico. Faça também um cheque up sempre que possível, quanto mais cedo o problema for identificado, melhor será o tratamento. 

Para facilitar o entendimento sobre o câncer de testículos, vamos agora para alguns dos principais sintomas. 

 

Nódulos e inchaços

Muitas vezes em casos de câncer de testículos, um nódulo está presente em um dos testículos ou o homem pode perceber um inchaço naquela região que pode ir aumentando com o tempo. 

Algumas vezes esses nódulos podem provocar dores ou incômodos, mas é mais comum que a pessoa não sinta dor alguma. Algumas dores abdominais, sensação de peso na bolsa escrotal e leve dores são alguns dos sintomas de nódulos e inchaços. 

 

Crescimento ou dor na mama

Como o câncer desregula o organismo, principalmente em casos de câncer em células germinativas, as mamas masculinas podem apresentar alguma dor ou então aumentarem de tamanho. 

O HCG (hormônio gonadotrofina coriônica) é gerado em altos níveis e causando desenvolvimento das mamas. 

 

Puberdade prematura  

Alguns tumores podem ocorrer em crianças que ainda estão em fase de crescimento, e esses hormônios masculinos (andrógenos) são estimulados ainda mais. 

Com isso, a puberdade é acelerada e o aparecimento de pelos pelo corpo e rosto podem ser notados.

 

Câncer de testículo em fase mais avançada

Algum dos sintomas são diferentes quando falamos de fases mais avançadas de câncer de testículos, e também muito mais perceptíveis. O grande problema desta condição é a disseminação do câncer para outras partes do corpo. 

Algum dos sintomas da fase avançada: 

  • Dores na parte inferior das costas. Isso pode ser um indício que o câncer atingiu e chegou até os gânglios linfáticos do abdômen. 
  • Falta de ar, dores no tórax e tosse com sangue.
  • Dores abdominais
  • Dores de cabeça e convulsões. 

 

Tipos de câncer de testículos

São dois os tipos mais comuns de câncer nos testículos:

 

Tumores não Seminomatosos 

Correspondem a mais de 60% dos casos de câncer de testículos e tendem a surgir em homens com menos de 30 anos de idade.  Eles são divididos em alguns subtipos: carcinomas, coriocarcinomas, tumores vitelínicos e teratomas maduros e imaturos.

 

Tumores Seminomatosos

Correspondem a 40% de todos os tumores que aparecem em homens entre 30 e 40 anos de idade. Os siminomas estão divididos em três tipos: clássico, anaplásico e espermatocítico. 

 

Tratamentos 

Os tratamentos variam de acordo com o estágio da doença. Quando são diagnosticados cedo, os tratamento são mais brandos e a remoção do testículo cirurgicamente é feito. 

Para casos mais avançados, além da remoção, algumas sessões de quimioterapia e radioterapia podem ser adotadas, evitando o desenvolvimento da doença e também a sua proliferação pelo corpo. 

 

Conclusão

O câncer de testículo é pode ser muito perigoso se não tratado de forma correta. O diagnóstico feito nos estágios iniciais da doença podem impedir que o problema avance para outros órgãos. 

Se sentir alguma dor ou incomodo nesta região, procure rapidamente um médico. Realize também exames recorrentes e check ups. 

Ficou com alguma dúvida, deixe o seu comentário, ficaremos felizes em conversar com você! 

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado!