Exercícios físicos ajudam a prevenir o câncer

Home / Saúde / Exercícios físicos ajudam a prevenir o câncer
Exercícios físicos ajudam a prevenir o câncer

Exercícios físicos ajudam a prevenir o câncer

Você sabia que é possível prevenir o câncer a partir de uma nova postura de estilo de vida? Por meio de uma alimentação balanceada, prática de exercícios físicos regulares, boas horas de descanso e cuidado da sua saúde mental.

Tudo isso, é capaz de transformar sua vida em uma experiência diária de maior leveza e menores chances de incidência de doenças crônicas, transtornos emocionais, e etc.

O prática de exercícios físicos, por exemplo, é capaz de prevenir doenças e trazer bem estar para a mente e para o corpo, e se você deseja saber como também é possível prevenir doenças como o câncer por meio dele, continue com a leitura desse artigo até o fim.

 

A importância de praticar exercícios físicos

No Brasil, o câncer já é a 2ª maior causa de mortes, sendo superado apenas por doenças cardiovasculares. É possível prevenir o câncer em 40% dos casos, adotando um estilo de vida saudável.

Sendo assim, podemos considerar a prática de exercícios físicos como uma grande aliada na prevenção de doenças crônicas, como problemas cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

Além disso, hormônios de satisfação e felicidade também são liberados durante o exercício, proporcionando além de saúde, bem estar. 

Com isso, podemos afirmar que praticar exercícios físicos é uma excelente maneira de investir no autocuidado, no bem estar e na saúde.

Confira abaixo, algumas opções possíveis e agradáveis para conquistar a prevenção e satisfação por meio de exercícios físicos:

 

Musculação

Perdemos mais massa muscular e passamos a ganhar gordura com o avanço da idade. Com a musculação é possível evitar a aceleração dessa perda. Além disso, ela também protege as articulações e previne a osteoporose.

A musculação também é uma excelente aliada para pacientes que tiveram câncer e utilizam hormonioterapia, para pacientes em tratamento e que precisam de um alívio dos efeitos colaterais, e para a prevenção da doença.

 

Yoga

Através dos componentes principais da Yoga (postura, respiração e meditação), é possível obter melhora em diversas áreas, como:

  • Saúde física: aptidão, equilíbrio, força e flexibilidade
  • Saúde mental: ansiedade e estresse

Ela também ajuda no alívio da dor e em outros inúmeros sintomas. Esse tipo de atividade física serve como prevenção, e claro, alívio dos sintomas do tratamento.

 

Natação

A natação oferece uma vantagem quando comparada com outros exercícios físicos. Ela contribui para o fortalecimento cardiorrespiratório, perda de peso e melhora do condicionamento físico, além de oferecer uma excelente opção de relaxamento em meio à correria do dia a dia.

A natação também melhora a autoestima, reduz a ansiedade e o estresse, aumenta a longevidade e oferece prevenção ao câncer para quem a realiza a céu aberto, por conta da exposição solar e consequente ativação da vitamina D.

 

Corrida

O risco de formação de pólipos intestinais é consideravelmente reduzida por meio da prática de exercícios físicos aeróbicos de intensidade média à intensa.

Ela mantém o peso adequado, prevenindo a produção excessiva do hormônio estrogênio, que pode aumentar o risco de câncer de mama.

 

Pedalar

Uma atividade física que pode ser realizada diariamente e que têm maior impacto nos membros inferiores é andar de bicicleta.

Pedalar ajuda a prevenir o câncer pois auxilia no controle do peso, reduzindo o excesso de gordura. Pessoas que pedalam apresentaram 40% menos chances de desenvolver algum tipo de doença cardiovascular e alguns tipos de câncer.

 

Praticar exercícios físicos ajuda a prevenir inúmeros tipos de câncer, mas eles também devem ser praticados para aumentar o bem estar, melhorando sua autoestima e saúde.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado!