Mitos e verdades sobre o Coronavírus e pacientes com câncer.

Home / Dicas / Covid-19 / Mitos e verdades sobre o Coronavírus e pacientes com câncer.
Mitos e verdades sobre o Coronavírus e pacientes com câncer.

Mitos e verdades sobre o Coronavírus e pacientes com câncer.

Conheça os mitos e verdades acerca do câncer e do Coronavírus

 

Tão rápida quanto a transmissão do novo coronavírus é também a disseminação de notícias falsas. 

Uma avalanche de informações está caindo sobre as nossas cabeças a todo minuto e muitas vezes fica difícil filtrar o que é verdade ou não e então tomar uma decisão e agir.

Por isso, a OncoCorpore resolveu compilar as principais dúvidas e questionamentos dos pacientes oncológicos, desmistificar tais dados e esclarecer tudo para você.

 

1- Pacientes oncológicos fazem parte do grupo de risco.

VERDADE

Paciente oncológicos, pessoas com doenças crônicas como diabetes e idosos fazem parte do grupo risco. Ter o sistema imunológico forte é muito importante caso a pessoa entre em contato com o coronavírus e pacientes oncológicos possuem uma depressão neste sistema imune. 

Mas fique atento! Pessoas com câncer não têm maior chance de contrair o coronavírus. Elas possuem maiores chances de sofrer complicações da doença. 

 

2- O tratamento oncológico para combater o câncer deve ser interrompido durante a pandemia.

MITO

Pacientes oncológicos não devem interromper seu tratamento.

A recomendação é que as unidades de saúde adotem todas as medidas preventivas para que o tratamento continue sendo realizado com segurança. O ideal é que você entre em contato com seu médico e se informe sobre uma forma de continuar seu tratamento correndo o menor risco possível, como frequentando clínicas especializadas, onde o fluxo de pessoas é menor.

 

3- Cirurgias para retirada de tumores devem ser adiadas

MITO

As cirurgias oncológicas muitas vezes são decisivas e esperar alguns meses pode trazer consequências irreversíveis para o paciente. Um câncer que poderia ser curável, pode passar a não ser mais. 

De qualquer forma, a situação muda de caso para caso e muitos fatores devem ser avaliados, como: grau de agressividade do tumor, urgência na operação, momento da epidemia na cidade ou hospital que a pessoa será operada, situação das UTI’s e capacidade hospitalar, entre outros. 

A decisão final é sempre do médico e do paciente.

 

4- Alguns tipos de pacientes oncológicos são mais suscetíveis a complicações graves caso haja a contaminação pelo novo coronavírus.

VERDADE

Os pacientes que correm maior risco são os que apresentam casos com neoplasias hematológicas (como leucemias, linfomas e mieloma múltiplo), pessoas que passaram por transplante de medula óssea e em tratamento com quimioterapia.

É importante que todos cultivem hábitos saudáveis com uma alimentação balanceada, prática de exercícios físicos, ingestão constante de água e ter uma boa noite de sono para manter a imunidade alta.

Além disso, sigam todas as recomendações de distanciamento social e higiene para evitar contaminação.  

 

5- Caso um paciente oncológico apresente qualquer sintoma de gripe deve ir imediatamente para o hospital.

MITO

A recomendação do Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), é que deve ir ao hospital somente quem apresenta o quadro grave da doença, febre alta, tosse e dificuldades para respirar.

O paciente oncológico deve sempre informar o seu médico de confiança sobre qualquer sintoma para que ele o oriente sobre qual o melhor procedimento.

 

6- Pacientes oncológicos devem evitar o ambiente hospitalar e ir somente em extrema necessidade.

VERDADE

Não somente os pacientes oncológicos, mas todos devem ir ao hospital somente em caso de extrema necessidade. Desta forma evita-se a sobrecarga no sistema de saúde e as chances de contaminação são reduzidas. 

Caso o paciente realize seu tratamento em hospitais e não esteja se sentindo seguro ele pode entrar em contato com o seu médico de confiança e solicitar indicações de clínicas especializadas para seguir o seu tratamento fora do ambiente hospitalar.

 

7- A vacina da gripe protege contra o coronavírus.

MITO

A vacina contra a gripe protege somente do vírus da influenza e não contra o coronavírus. 

Hospitais ou clínicas? Quer saber os melhores locais para realizar seu tratamento oncológico?

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado!