A obesidade aumenta o risco de câncer?

Home / Fatores de Risco / A obesidade aumenta o risco de câncer?
A obesidade aumenta o risco de câncer?

A obesidade aumenta o risco de câncer?

Obesidade é fator de risco para o desenvolvimento do câncer. 

 

A obesidade é caracterizada pelo Índice de Massa Corpórea (IMC) acima de 30 e ela aumenta sim o risco de câncer. 

No Brasil os índices de obesidade só vem aumentando. De acordo com o Ministério da Saúde, nos últimos 13 anos tivemos um aumento de 67,8%. Em 2018 foi constatado que mais da metade da população brasileira está acima do peso, cerca de 55,7%.

A relação da obesidade com o câncer é determinada por alguns fatores no processo biológico ligados ao peso, como:

  1. Inflamação crônica: Com a obesidade, o organismo se mantém sempre inflamado, liberando hormônios e alterando o metabolismo de forma a criar ou acelerar a danificação das células. 
  2. Aumento de vasos sanguíneos. A obesidade favorece a vascularização, ou seja, o crescimento de vasos sanguíneos, estado ideal para o crescimento de tumores. 
  3. Maior secreção de insulina. A obesidade torna a pessoa mais resistente à insulina, o hormônio que faz o controle dos níveis de açúcar no corpo. Resultado? O corpo produz mais insulina, transformando-se em excesso e aumentando a proliferação celular. 
  4. Mudança na microbiota intestinal. Estudos também mostram que a obesidade contribui para uma mudança no perfil das bactérias que compõem o trato intestinal, característica que também favorece uma maior inflamação.
  5. Níveis elevados de hormônios sexuais. A obesidade acaba estimulando o estrogênio, um hormônio feminino associado ao câncer de mama e de endométrio, por exemplo.

Estes fatores demonstram que pessoas obesas apresentam maior risco para o surgimento de tumores. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a obesidade aumenta o risco para o surgimento dos seguintes tipos de câncer:

  • Câncer de mama;
  • Câncer de endométrio;
  • Câncer de rim;
  • Câncer de fígado;
  • Câncer de próstata;
  • Câncer de bexiga;
  • Câncer de esôfago; e
  • Câncer colorretal. 

É por estes motivos que atualmente a obesidade está na segunda posição entre as causas mais prováveis de câncer, só perdendo para o tabagismo.

Apesar de todas essas evidências ainda há um grande desconhecimento da população para os riscos do sobrepeso e da obesidade. É necessário alertar as pessoas sobre a importância da boa alimentação e da prática de exercícios físicos regulares para a manutenção do peso e consequentemente da boa saúde. 

 

Se você tem mais dúvidas, fale com a nossa equipe. 

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado!