Tratamento do câncer: a importância do apoio multidisciplinar

Home / Saúde / Tratamento do câncer: a importância do apoio multidisciplinar
Tratamento do câncer: a importância do apoio multidisciplinar

Tratamento do câncer: a importância do apoio multidisciplinar

Tratamento do câncer: a importância do apoio multidisciplinar

O câncer é caracterizado pela proliferação descontrolada de células em certas partes do corpo. Existem vários tipos de tumores com vários graus de gravidade.

De acordo com pesquisas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), qualquer parte do corpo é suscetível ao câncer, e alguns órgãos são infectados de forma mais grave do que outros. 

Além disso, um mesmo órgão pode ser atacado por diferentes tipos de tumores, com alta ou baixa agressividade.

Dar nome ao câncer assusta os pacientes e seus familiares. O medo pode ser explicado pela alta incidência de doenças e mortalidade.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o câncer é a segunda causa de morte no mundo. Em 2018, 9,6 milhões de pessoas morreram desta doença.

Existem muitos tipos da doença, o que significa que o estado de cada paciente é diferente. 

Portanto, a participação de equipes multiprofissionais é muito importante em todos os aspectos, desde o diagnóstico até a pós-cura, tudo deve ser abordado.

Quer saber mais sobre a importância de uma equipe multidisciplinar no tratamento do câncer? Continue a leitura conosco.

 

Tratamento do câncer

Assim como a variedade de tipos de doenças é grande, o tratamento também é muito diversificado. O tipo e estágio do tumor, a localização e o estado geral de saúde do paciente determinarão o tratamento a ser administrado.

De acordo com o INCA, o tratamento do câncer pode ser feito por meio de cirurgia, quimioterapia, radioterapia ou transplante de medula óssea. Em muitos casos, é necessário combinar vários destes modos de tratamento.

No entanto, deve haver sempre um diálogo entre as várias áreas para definir o melhor método para cada situação.

 

Importância da equipe multidisciplinar

Normalmente, o tratamento do câncer passa por várias etapas. Em todas, pode haver outros profissionais envolvidos nas áreas relacionadas ao tumor e ao tratamento multidisciplinar.

Os profissionais atuam de forma conectada, aliando diversos conhecimentos para melhor administrar cada caso, visando proporcionar saúde e felicidade.

O tratamento médico é cada vez mais combinado com o acompanhamento por profissionais de outras áreas da saúde (como psicólogos, nutricionistas, etc.). 

Esta abordagem multidisciplinar visa fornecer uma melhor resposta ao tratamento e melhorar a segurança e o bem-estar do paciente.

 

Abordagem multidisciplinar para tratar pacientes com câncer

Médico Oncologista

É o especialista que avalia o tipo, o estágio do tumor e o estado do paciente e determina o tratamento mais adequado. 

Além disso, ele também indicará qual método será utilizado, a dosagem do medicamento, que deverá ser utilizada e até mesmo se a cirurgia é necessária ou não.

Em casos cirúrgicos, um cirurgião oncologista também está envolvido. Junto com o oncologista, ele realiza o planejamento da cirurgia e todo o procedimento.

 

Nutricionista

Os efeitos colaterais dos tratamentos contra o câncer geralmente causam dificuldades nutricionais e metabólicas. O envolvimento de nutricionistas no preparo do organismo pode ajudar a diminuir os efeitos colaterais.

Por esse motivo, o envolvimento do nutricionista é importante, antes, durante e após o tratamento.

 

Psicólogo

A designação da palavra câncer aterroriza a grande maioria das pessoas. Por isso é importante ter apoio psicológico.

Afinal, a saúde emocional tem grande influência no processo de cura. O psicólogo é um especialista que pode ajudar o paciente a compreender a doença e a lidar com ela.

Quando um paciente é diagnosticado com câncer, o primeiro sentimento é de perda ou sofrimento ou mesmo morte. Esse sentimento fez com que a criatura realmente sinta como se fosse morrer em breve.

Portanto, é muito sério usar nomes para designar doenças muito diferentes. Oncologistas e psicólogos podem ajudar os pacientes a compreender o diagnóstico e o tratamento.

 

Profissionais da Enfermagem

A equipe de enfermagem também é muito importante nos pacientes com diagnóstico de câncer. Eles são responsáveis ​​por administrar medicamentos e monitorar procedimentos com os pacientes.

Além disso, sua tarefa é coletar informações sobre queixas e efeitos colaterais para orientar o paciente e repassá-las ao oncologista. 

 

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado!