Câncer colorretal e hábitos de vida

Home / Conscientização / Câncer colorretal e hábitos de vida
Câncer colorretal e hábitos de vida

Câncer colorretal e hábitos de vida

A maioria dos pacientes com diagnóstico de câncer colorretal apresentam algum fator de risco relacionado a doença de origem não-hereditária. Esses fatores de risco, incluindo fatores ambientais e comportamentais, já foram identificados em multiplos estudos. Podemos destacar ingestão alcoólica excessiva, tabagismo, obesidade e consumo de carne vermelha e processada como os principais. O interessante é que esses fatores são modificáveis, ou seja, que com campanhas e intervenções médicas esses hábitos podem ser evitados ou cessados. Existe ainda uma porção menor de pacientes, que apresentam fatores de risco não-modificáveis como doenças inflamatórias intestinais e síndromes hereditárias. Nesses casos o rastreamento com colonoscopia e aconselhamento genético são os principais pilares para se evitar e tratar precocemente a doença.

Uma metanálise envolvendo diversos estudos publicados, com uma totalalidade de mais de 60 mil casos de cancer colorretal avaliados, demonstrou que o aumento do índice de massa corporal (IMC) tem associação significativa com o desenvolvimento de câncer colorretal. O tabagismo foi associado a um risco de 10-20% maior para o desenvolvimento da doença. O consumo de carne vermelha 5x por semana foi associado à um risco 13% maior de desenvolver a doença. O alcool foi associado ao desenvolvimento de câncer colorretal, principalmente a partir de 5 doses/semana. Esse resultado relacionado a bebida alcoólica já foi anteriormente confirmado por outros autores, com maior associação quanto o maior consumo. Em contrapartida, realização de atividade física (medida em escore) reduziu o risco ao redor de 13% e o consumo de frutas e vegetais 3 porções reduziu o risco em 15%.

Estas observações demonstram o quanto os nossos hábitos de vida diários são importantes para nossa saúde e para a redução do risco do desenvolvimento do câncer de intestino. Tente focar na realização de atividade física regular durante a semana, evitar o consumo ao máximo de carne vermelha e processada e álcool e evite o cigarro. Alimente-se de frutas e verduras todos os dias. Essas medidas são fundamentais para evitar a doença e ter a melhor saúde possível considerando também que auxiliarão na redução de múltiplas outras doenças incluindo as de origem cardiovascular.

 

Estudo: Johnson, Constance M., et al. “Meta-analyses of colorectal cancer risk factors.” Cancer causes & control 24.6 (2013): 1207-1222.