O que são sarcomas

Home / Saúde / O que são sarcomas
O que são sarcomas

O que são sarcomas

O nome pode assustar um pouco, uma vez que não estamos acostumados a ouvir falar de sarcomas. Mas é justamente por isso que causa estranheza, o sarcoma é um tipo raro de câncer, não muito conhecido pelas pessoas. 

 

Afinal, o que é Sarcoma?

O sarcoma é um tumor que pode envolver os ossos, os órgãos, a pele e a pele. Ele é um tumor bastante raro, e a parte interna do corpo pode ser afetada como músculos, tendões e gorduras corporais. 

Existem diferentes tipos de sarcoma e a sua denominação é de acordo com a parte do corpo onde ele foi encontrado. 

Os sarcomas podem ser complicados de serem tratados pois facilmente atingem órgãos ao redor da área infectada. Por isso, assim como qualquer outro câncer, a descoberta deste tumor deve ser feita rapidamente, para que um tratamento especifico aconteça. 

Normalmente, o procedimento mais indicado é a remoção cirúrgica e logo depois um tratamento via quimioterapia ou radioterapia. 

 

Sintomas dos Sarcomas

Para que a pessoa procure um médico, ela deverá apresentar alguns sintomas. Muitas vezes o sarcoma passa a ser perceptível quando aparece nos braços e nas pernas através de um pequeno nódulo indolor. 

Alguns dos outros sintomas são: 

  • Desenvolvimento de nódulos em outros lugares do corpo 
  • Dor abdominal que aumenta com o tempo
  • Sangue presente nas fezes ou vômitos 
  • Fezes escurecidas 

 

Todos esses sintomas podem ser apresentados por outras patologias, mas, assim que percebidos um médico deve ser acionado. Através dos exames será possível identificar o real problema e, caso o sarcoma seja diagnosticado, o tratamento irá começar o quanto antes.

 

Principais tipos de Sarcomas 

Como falamos anteriormente, existem alguns tipos de sarcomas e eles são denominados a partir de seu local de origem. Os principais tipos são: 

 

Sarcoma de Ewing

Surge nos ossos ou nos tecidos moles do corpo. Esse tipo é mais frequente em crianças jovens adultos, com até 20 anos. 

 

Sarcoma Kaposi 

Surge nos vasos sanguíneos e causa vermelhidões na pele.

 

Rabdomiossarcoma

Desenvolve-se nos músculos, tecido conjuntivo e tendões. São mais frequentes em jovens de até 18 anos.

 

Osteossarcoma

Ocorre nos ossos e causam alguns comprometimentos na movimentação.

 

Leiomiossarcoma

Se desenvolve em locais onde o músculo é liso, ou seja, abdômen, braços, pernas e útero. 

 

Lipossarcoma  

Possui desenvolvimento em locais de tecido adiposo, ou seja, na camada inferior da pele. 

Nos primeiro momento, pode ser complicado identificar o sarcoma, uma vez que ele não possui sintomas. Mas, com o passar do tempo, será possível identificar e selecionar o melhor tratamento.

 

Possíveis Causas

Por possuírem muitos tipos, os sarcomas podem variar muito de uma causa para outra, e como é uma doença rara, ainda não foi encontrada nenhuma causa principal para o problema. 

O desenvolvimento pode acontecer em pessoas que já possuem alguma doença genética como a Síndrome Li-Fraumeni e a Neurofibromatose. O vírus HIV também pode ser um fator de desenvolvimento da doença. 

Além desses motivos, a gravidez também pode fazer com que a doença seja formada no organismo, onde a criança já nasce com as células infectadas. Dessa forma, o tratamento começa logo após o nascimento. 

Em alguns casos, por conta do tamanho do sarcoma, antes mesmo que a cirurgia seja feita, algumas sessões de quimio ou radioterapia seja realizada. Logo depois, será feita a remoção. 

 

Conclusão  

Os sarcomas são raros de acontecer, mas é importante sempre estar atento aos sintomas que o corpo fornece. Caso algum deles esteja se manifestando, procure um médico para realizar os exames necessários.

Quanto mais rápido for o diagnóstico, maior será a efetividade do tratamento. 

Ficou com alguma dúvida sobre os sarcomas? Deixe seu comentário, ficaremos felizes em conversar com você! 

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado!