Qual a relação entre linfomas e tumores?

Qual a relação entre linfomas e tumores?

A resposta para essa pergunta é simples: Os dois podem ser tipos de câncer. 

Mas, a relação deles dois vai apenas até este ponto. Os tumores e linfomas são doenças diferentes e possuem diferentes diagnósticos. Por isso, neste artigo, vamos explicar o que é cada um deles e entender todos os problemas que eles podem causar. 

Se você quer saber mais sobre essas duas doenças, acompanhe o artigo até o final e saiba mais!

 

Linfomas

Antes de começarmos a explicar o que é um linfoma, temos que deixar claro que possuem dois tipos de linfomas:

 

  • Linfomas de Hodgkin
  • Linfoma Não Hodgkin 

 

Esses dois, apesar de levarem quase o mesmo nome, possuem algumas diferenças. Eles se diferenciam pelos tipos de células que são encontradas dentro do linfoma e também pelo comportamento biológico de cada uma delas. 

A velocidade do crescimento entre os dois também é bastante variado. Eles estão divididos em indolentes, que tem crescimento mais devagar e os agressivos que crescem muito rápido e precisam de intervenção imediata. 

Outra diferença é o comportamento das duas doenças quando colocadas frente a terapia, seja ele quimio ou radioterapia.

 

Anatomia do Linfoma

Os linfomas são compostos por linfonodos, que estão presentes em toda a parte do corpo, tirando o cérebro.  Essas estruturas estão presentes em: 

  • Pescoço 
  • Axilas
  • Regiões Inguinais
  • Ao redor de pulmões
  • Estômago
  • Intestino Grosso 

 

Todos esses órgãos fazem parte do corpo humano e formam o sistema linfático.

 

Sintomas

Os linfomas costumam aparecer mais vezes nos gânglios localizados no pescoço. Eles são popularmente conhecidos como ínguas ou caroços.

Além do pescoço, esses pequenos sinais podem aparecer nas axilas e virilhas. Mas, além destes pequenos gânglios, os linfomas podem causar perda de peso repentina, febre durante a noite, anemia e alterações na contagem de plaquetas.

 

Tratamento  

O tratamento mais recomendado é a quimioterapia que costuma ser bastante eficaz no tratamento dos linfomas. 

Por isso, fique atento as sintomas e procure o auxílio de um especialista.

 

Tumores 

Os tumores, diferente dos linfomas, nem sempre são câncer. Existem tumores malignos (canceroso) e benignos (não canceroso). 

As células dos tumores malignos crescem de forma desenfreada, por isso, acabam invadindo e danificando tecidos e órgãos, eles são complicadores por conta da metátese. 

Já os benignos tem células crescendo de formas ordenadas e de um modo geral bastante lento. Outro fator é que os limites da célula são bastante visíveis e não invadem os tecidos e os órgãos. 

 

Sintomas 

Como os tumores podem aparecer em diversas regiões do corpo, diversos sintomas podem ser observados, tudo vai depender da localização do problema. 

Por exemplo, se um tumor está localizado no estomago, os sintomas podem ser perda de peso repentina, diarreia, sangue nas fezes, entre outros. 

Se for no pulmão causa falta de ar, tosse e rouquidão prolongada, etc…

Por isso, sempre que perceber que algo não está correto com o seu organismo, é muito importante que um médico seja procurado. Com os exames corretos, o diagnóstico será mais preciso.

 

Tratamento 

O tratamento será variado e estará de acordo com o que for diagnosticado. Em casos de tumores benignos nenhum procedimento é feito, apenas o acompanhamento profissional para medir o desenvolvimento daquela célula.

Para os malignos, diversos tratamentos são indicados. Todos variam de acordo com o lugar do corpo. Por isso os exames devem ser realizado para detectar o tamanho do câncer e qual estágio ele se encontra.

Fazendo isso, o médico saberá exatamente qual o melhor tratamento que deverá ser realizado. 

 

Conclusão

Existem muitas diferenças entre linfomas e tumores como você pode ver ao longo do artigo. Possuem locais diferentes, tamanhos e tratamentos distintos. 

Mas é muito importante que ambos sejam diagnosticados logo no início, desta forma o tratamento será muito mais eficaz. 

Ficou alguma dúvida? Deixe o seu comentário, ficaremos felizes em conversar com você! 

 

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado!