Quimioterapia – O que comer na ceia de Natal?

Quimioterapia – O que comer na ceia de Natal?

Quando chega o final do ano, todos já se preparam para as festas e todas as suas delícias.

Os pacientes oncológicos que estão realizando quimioterapia também querem aproveitar esses momentos, mas muitos têm dúvidas do que podem ou não comer.

Pensando nisso, resolvemos preparar algumas dicas para curtir a ceia sem surpresas. Continue a leitura conosco!

 

Se você tem algum paciente oncológico para participar da sua ceia de Natal, as dicas são:

De acordo com profissionais, não existe proibições de alimentos para quem está realizando quimioterapia, mas é importante tomar alguns cuidados.

É muito importante ter atenção, porque alguns alimentos podem potencializar os efeitos colaterais do tratamento, aumentando os quadros de náuseas, diarreia e vômitos, principalmente naqueles que passarem pela quimioterapia na semana do Natal e do Ano Novo.

Por isso, as dicas, de modo geral, são:

  •         Higienizar corretamente os alimentos antes do preparo;
  •         Evitar preparar alimentos com excesso de açúcar e gorduras;
  •         Fracione as refeições com intervalos curtos entre elas;
  •         Fique sempre atento aos alimentos que contém um teor muito alto de sódio e alguns condimentos;
  •         Não faça suas refeições muito próximas à hora de dormir;
  •         Se você esta lendo nosso artigo e é o paciente em questão, que está passando por quimioterapia, caso não comemore em sua casa, evite consumir saladas, alimentos crus, preparações à base de leite e derivados, carnes mal passadas. Tudo para reduzir os riscos de contaminação.

 

O que você precisa evitar e o que você pode consumir

Se na sua ceia de Natal tiver queijos, os pacientes que estão passando por quimioterapia devem sempre escolher queijos mais magros.

Queijo branco e ricota são uma boa escolha, e podem ser temperados com orégano e azeite para torná-los mais gostosos.

Não é recomendado o uso de alimentos embutidos durante todo o processo de tratamento com quimioterapia, pois contêm muito sódio, aromatizantes e gordura.

As carnes são liberadas desde que sejam magras, removam as gorduras visíveis e deixe-as bem assadas ou grelhadas.

Você pode até comer carne de porco, que é uma grande dúvida para quem está em tratamento.

Na ceia de Natal a farofa também é muito comum no cardápio. Não representa nenhum risco por si só, mas você precisa consumir pequenas quantidades e verificar se a receita contém muita gordura.

Respeite estas “regras”, e poderá comer sem problemas. Lentilhas e arroz e uva-passas também podem ser pratos típicos para o jantar da ceia de Natal.

Para quem gosta de terminar a refeição com uma sobremesa deliciosa, existem outras opções (lembre-se, o paciente diabético precisa ter um cuidado redobrado para evitar desequilíbrio de açúcar no sangue).

Nutricionistas sugerem que, enquanto você estiver em casa, dê prioridade às frutas, e pacientes com mucosite evitem ingerir frutas cítricas.

Você também pode comer uma pequena quantidade de chocolate, especialmente os que contém 70% de cacau. O panetone precisa de mais atenção. Frutas cristalizadas são melhores do que chocolate.

Em relação às bebidas alcoólicas, os pacientes são orientados a conversar com seus médicos, pois de acordo com o plano de tratamento da quimioterapia, qualquer quantidade de álcool é proibida. Na dúvida, escolha consumir suco natural, água e leite de coco.

Os pacientes que apresentarem quaisquer efeitos colaterais durante a quimioterapia, devem consultar um nutricionista para uma avaliação personalizada.

Depois de entender seus sintomas, o profissional irá lhe fornecer os hábitos alimentares ideais e permitir que você desfrute de um jantar saudável.

Gostou do nosso conteúdo de hoje? Conseguiu entender o que um paciente em quimioterapia pode ou não consumir nas ceias de Natal?

Nos acompanhe para ficar sempre por dentro de tudo!

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado!