Recebi o diagnóstico de câncer. E agora?

Home / Emocional e Psicológico / Recebi o diagnóstico de câncer. E agora?
Recebi o diagnóstico de câncer. E agora?

Recebi o diagnóstico de câncer. E agora?

Receber o diagnóstico de câncer é um dos momentos mais difíceis e transformadores que uma pessoa pode passar. A notícia é carregada com uma mistura de sentimentos, indignações, dúvidas e medos. 

É importante então, que esta pessoa encontre conforto e apoio em cada uma das fases que tiver que enfrentar. Amigos, familiares, médicos e psicólogos farão parte de uma importante base para que seja possível seguir em frente, da melhor forma possível.

Em primeiro momento, é muito comum que a pessoa queira se isolar, se sinta muito triste e tenha medo de iniciar o tratamento. Neste momento, é importante que a família esteja presente para apoiar e incentivar o paciente. Quanto antes o tratamento for iniciado, maiores as chances de cura da doença. 

Outro fator que pode ajudar a pessoa com câncer é o conhecimento. É importante estar munido de informações sobre sua doença, o estágio que ela se encontra, os efeitos colaterais do tratamento, o próximo passo. Dessa forma, além de maior controle, a sensação de ansiedade também é reduzida e uma visão mais realista sobre seu caso se forma. 

Além de cuidar do seu emocional, depois de receber o diagnóstico de câncer, a pessoa precisa cuidar de fatores físicos muito importantes e que podem ser grande aliados na recuperação da doença: a alimentação e os exercícios físicos. 

Dessa forma, ter uma vida mais equilibrada, uma alimentação baseada em frutas e vegetais, com menos alimentos industrializados e ainda, uma rotina de exercícios, trará um grande suporte para que o corpo esteja mais forte para passar pelo tratamento. Muitas terapias integrativas, como a meditação e a ioga, tem se mostrado muito efetivas para ajudar na recuperação e na redução do estresse. 

Então, depois de receber o diagnóstico de câncer, mantenha-se esperançoso e com pensamentos positivos. Tente focar nas coisas que você pode mudar, como sua qualidade de vida. E sempre que precisar de apoio, não exite em pedir. Você não precisa passar por isso sozinho. 

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado!