Sintomas de câncer de pele

Home / Conscientização / Sintomas de câncer de pele
Sintomas de câncer de pele

Sintomas de câncer de pele

O câncer de pele é uma das doenças mais comuns do Brasil, atingindo grande parte da população devido à exposição ao sol sem proteção adequada. 

Contudo, existem alguns aspectos que devem ser observados para identificar a possibilidade de um câncer de pele, e vamos falar deles e dos sintomas de câncer de pele a seguir. 

 

O que é o câncer de pele?

O câncer de pele consiste no surgimento de tumores na pele, os quais se multiplicam e dão origem aos tipos de câncer, sendo muito mais comuns em pessoas de 40 anos que se expõem em excesso ao sol. 

Sendo assim, os tipos de câncer de pele são: 

 

  • Câncer de pele melanoma, onde o câncer atinge as células que produzem melanina, que é a substância que dá origem a cor da pele, sendo este o mais popular em adultos de pele clara; 
  • Câncer de pele não melanoma, sendo o mais comum no Brasil, que apresenta tumores malignos, que é o mais registrado no país. 

 

É importante destacar que o câncer de pele não melanoma, apesar de ser o mais frequente, possui baixa taxa de mortalidade e alta chance de cura. 

Além disso, o câncer de pele não melanoma possui alta chance de cura, contudo é necessário identificá-lo e tratá-lo o quanto antes. 

 

Como identificar o câncer de pele

Existem alguns aspectos que devem ser analisados para identificar a existência de um câncer de pele, os quais são abordados no exame ABCD. 

Este exame é um exame muito simples, e consiste na análise e observação de algumas características da pele, como a existência de manchas e pintas na pele. 

Além disso, o exame observa: 

 

  • Assimetria da lesão, ou seja, se a lesão da pele apresenta diferenças nas bordas; 
  • Existência de bordas irregulares, que é quando o contorno da mancha, pintas ou sinais não tem aspecto liso;
  • Coloração da pele no local da lesão, se apresenta cores como preto, marrom, vermelho ou castanho; 
  • Diâmetro da lesão, que pode ter um tamanho maior que 6mm. 

 

Todos esses aspectos podem ser analisados por você mesmo em casa, e caso apresente algum destes itens é fundamental procurar ajuda profissional para ter o diagnóstico correto.  

Além disso, é importante destacar que no caso do câncer de pele, você deve procurar um dermatologista, o qual irá fazer todos os exames e identificar a existência ou não da doença. 

 

Sintomas de câncer de pele 

Dependendo do tipo do câncer de pele, ele pode apresentar sintomas diferentes em cada tipo de câncer. 

No caso do câncer de pele não melanoma os sintomas podem ser: 

 

  • Feridas ou nódulos pequenos, que podem possuir cor branca, avermelhada ou rosa, que pode causar bastante coceira e incômodo; 
  • Feridas na pele que crescem de forma rápida e formam casquinhas, acompanhadas de coceira e secreção; 
  • Feridas na pele que não cicatrizam e sangram durante semanas; 
  • Verrugas que crescem. 

 

Já no caso do câncer de pele melanoma, os sintomas podem ser: 

 

  • Sinais ou manchas escuras na pele; 
  • Manchas e sinais com bordas irregulares, as quais podem ser acompanhadas de coceira e descamação na pele; 
  • Alteração da coloração e formato das manchas. 

 

Em qualquer um dos casos, é fundamental estar atento aos sintomas e buscar ajuda médica, fazendo exames regulares e cuidando da pele o quanto antes. 

 

Os sintomas de câncer de pele podem variar de acordo com o tipo e com o estágio em que a doença se encontra, conforme trouxemos acima. 

Por isso, é muito importante estar atento aos sintomas e ao aspecto da sua pele, para identificar a doença o quanto antes e buscar ajuda e tratamento profissional.