Pacientes com câncer podem tomar vacina?

Home / Saúde / Pacientes com câncer podem tomar vacina?
Pacientes com câncer podem tomar vacina?

Pacientes com câncer podem tomar vacina?

Pacientes oncológicos devem ter atenção ao se vacinar. 

 

Pacientes oncológicos normalmente têm sua imunidade comprometida e por isso a dúvida sobre a vacinação é tão comum. Ao mesmo tempo que se proteger de uma possível infecção é tão importante, alguns riscos devem ser considerados. 

Em primeiro lugar, devemos ter em mente que existem dois tipos de vacinas: 

  1. Vacinas com vírus inativados: As vacinas feitas com vírus mortos ou inativos são permitidas para os pacientes oncológicos. Elas podem ser aplicadas inclusive, durante o tratamento, porém têm sua eficácia comprometida, já que o sistema imunológico do paciente está mais fraco, criando menos anticorpos.
    São vacinas com vírus inativados: hepatite A, hepatite B, HPV, alguns subtipos de influenza, pneumonia, poliomielite, tétano, difteria, entre outras. 
  2. Vacinas atenuadas – com vírus ativo: As vacinas com vírus e bactérias ativas são contraindicadas para os pacientes oncológicos. Com o sistema imune mais fraco, os agentes ativos podem afetar o organismo, fazendo inclusive com que a doença que deveria ser prevenida, seja desenvolvida. 

São exemplos de vacinas ativas:  Febre Amarela, Dengue, Rotavírus, Sarampo, Rubéola, Caxumba, Paralisia Infantil e Varicela.

 

Mesmo permitidas, as vacinas mortas devem ser tomadas antes do início do tratamento de quimioterapia ou meses depois. Se você descobriu que está com câncer, fale com seu médico e veja se é possível colocar a sua carteira de vacinação em dia antes de começar sua terapia. 

Mas se o paciente já estiver em tratamento oncológico e não tiver como se vacinar, o ideal é que todos ao seu redor estejam imunizados. 

 

Se você tem dúvidas, agende uma consulta com nossos oncologistas. 

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado!